Bem-vindo ao website do INCT Hympar!
O Hympar Sudeste é um centro de investigação e gestão da biodiversidade da Região Sudeste brasileira, idealizado para apoiar os esforços para o conhecimento da diversidade biológica brasileira e promover a sua sustentabilidade.
O instituto trabalha sob a premissa de que a melhor maneira para conservar a biodiversidade é estudá-la, valorizá-la e aproveitar as oportunidades que esta oferece para melhorar a qualidade de vida do homem. Nesta ação, envolverá universidades, empresas, institutos de pesquisa e outras entidades públicas e privadas nacionais e internacionais.
Missão
O INCT Hympar Sudeste tem como missão promover uma maior consciência sobre o valor da biodiversidade para estimular a sua conservação e melhorar a qualidade de vida do homem.
Objetivos e metas
- Estimar o número de espécies de um dado grupo taxonômico em cada sítio de coleta no Brasil e, nos ecossistemas como um todo, contribuindo para o conhecimento da distribuição geográfica dos taxa estudados.
- Descrever a diversidade por localidade como forma de decrever a estrutura das comunidades e fornecer subsídios para comparações da composição de espécies e estrutura das comunidades entre localidades.
- Implementar os acervos de coleções taxonômicas de Hymenoptera parasitóides, fonte de conhecimento da biodiversidade brasileira.
- Detectar prováveis áreas de endemismos para a fauna estudada.
- Identificar interações bióticas envolvendo diferentes níveis tróficos em ambientes de fragmentos de mata atlântica e cerrado, contribuindo para o conhecimento da bionomia e ecologia dos taxa estudados.
- Pelos dados obtidos, classificar os fragmentos estudados em relação à fragilidade dos mesmos quanto aos riscos de perdas da biodiversidade em busca de alternativas para a utilização de recursos e conservação da biodiversidade e contribuir para o estabelecimento de áreas prioritárias para a conservação.
- Estruturar e integrar projetos, em especial os que visam a sustentabilidade dos ecossistemas estudados, de modo a reduzir a fragmentação das florestas existentes, indicando prioridades na manutenção de áreas protegidas e promover o reflorestamento em propriedades rurais.
- Fortalecer parcerias com órgãos públicos governamentais, não governamentais e privados no contexto do agronegócio integrado ao conhecimento ecológico.
- Manter um constante fluxo de informações subsidiando a formação de projetos de desenvolvimento para otimização dos trabalhos.
- Promover a interação entre instituições de pesquisa, empresas, escola de 1º e 2º graus e a comunidade em geral.
- Implantar processos pilotos inovadores de educação ambiental e formação continuada em áreas adjacentes a reservas de forma a difundir o conhecimento e experiências que favoreçam a proteção da biodiversidade, a diminuição das pressões sobre as unidades de conservação e o uso adequado de zonas de amortecimento.
- Definir indicadores ambientais que permitam a avaliação e a implementação de possível remuneração por serviços ambientais com a manutenção da biodiversidade.
- Fornecer subsídios para implementação de leis ambientais.
- Formar recursos humanos capacitados no conhecimento dos principais aspectos sobre a biodiversidade, envolvendo cooperações em níveis nacional e internacional.